Neste artigo muito especial do Blog Crimper do Brasil, vamos mostrar qual o melhor jeito de emendar cabos elétricos, destacando as principais diferenças entre as duas opções mais conhecidas pelos eletricistas: o Split Bolt e as luvas de emenda, e porque você deveria optar pela segunda opção!
Split Bolt: popular, porém, não o mais seguro
Para a grande maioria dos eletricistas brasileiros, o conector Split Bolt – também conhecido como parafuso fendido – é o método mais conhecido para emendar cabos elétricos. Porém, isso não significa que seja o melhor método. Usar Split Bolt pode trazer consigo diversos problemas para a conexão, e todos eles se devem à rosca que faz parte desse tipo de conector.
Em primeiro lugar, é possível observar um grande volume no local da emenda, o que pode causar transtornos na hora de organizar os cabos dentro da caixa de passagem. Sua isolação tende a ser mais complicada de se fazer, podendo embolar e ocupar mais espaço do que deveria. Outro problema – esse bem mais grave – tem a ver com as constantes mudanças de temperatura. Conforme essas mudanças ocorrem, com dias quentes contrastando com dias mais frios, a rosca pode se expandir, afrouxando a emenda, deixando os condutores soltos e gerando mau contato.
Por fim, precisamos usar 2 chaves para executar uma emenda com o Split Bolt: uma para segurar o conector e outra para girar a porca, sendo que é difícil de saber se a rosca está bem firme. Ela pode tanto se soltar depois de um tempo caso não tenha sido apertada corretamente, ou pode espanar se for apertada demais, ocasionando o descarte do conector.
Luvas de emenda: características que fazem desta a melhor opção
Já as luvas de emenda – também conhecidas como luvas de compressão – são a melhor alternativa para garantir uma emenda de cabos elétricos mais segura. No teste realizado no vídeo que você pode conferir logo abaixo, o nosso eletricista Leônidas Borges levou 3:21 minutos para emendar um cabo utilizando o Split Bolt. Já utilizando as luvas de emenda da Crimper, ele levou 2:15 em uma execução muito mais limpa e ágil.
Assista ao vídeo completo:
Ao contrário do Split Bolt, a pressão exercida na luva de compressão é muito grande e não deixa espaço para gerar mau contato. Além disso, não precisamos usar 2 chaves, mas sim, apenas 1 alicate de compressão. No caso do vídeo, foi utilizado o CR31 da Crimper, que você pode acessar clicando aqui. O grande diferencial desse alicate é que ele só libera a emenda quando atingir o ponto exato de compressão, evitando quaisquer possíveis problemas de cabos soltos e mau contato tão comuns com o Split Bolt.
O CR-31 foi desenvolvido especialmente para luvas de compressão, otimizando o trabalho do amigo(a) eletricista. A Crimper possui uma luva para cada tipo de condutor. Para saber todas as especificações detalhadas e encontrar a que melhor se encaixa com o seu projeto, clique abaixo:
https://crimper.com.br/produtos/luva-de-compressao-tubular/
Ate a próxima!!