Se você é um eletricista profissional que preza pela qualidade do serviço prestado, é provável que você utilize terminais elétricos para garantir uma conexão mais segura e confiável entre os cabos e os dispositivos. No entanto, muitos eletricistas não sabem como crimpar corretamente os terminais ilhós (também conhecidos como terminais tubulares).
Uma das vantagens do uso de terminais ilhós é que eles evitam o desgaste e o desfilamento dos fios individuais, o que é uma preocupação comum entre eletricistas.
Antes de darmos sequência ao artigo, confira este excelente vídeo logo abaixo:
Características dos terminais ilhós
Os terminais ilhós são compostos por uma parte isolada e outra condutora. O material isolante utilizado é o nylon retardante à chama, enquanto o material condutor é o cobre eletrolítico, o mesmo encontrado nos cabos de energia comuns. Apesar de seu tamanho pequeno, os terminais ilhós podem operar em uma ampla faixa de temperatura, variando de -55 graus a +105 graus.
No entanto, é importante ter cuidado ao escolher os terminais elétricos, pois alguns modelos no mercado possuem a parte isolante feita de polipropileno, que não é compatível com a normativa brasileira sobre mm2 e não suporta a mesma faixa de temperatura que os terminais ilhós de nylon retardante à chama.
Existem três tipos de terminais tubulares ilhós:
O terminal simples, que varia de 0,5 a 150mm2;
O terminal longo, que varia de 0,5 a 35mm2;
E o terminal duplo, que varia de 0,5 a 16mm2. O terminal duplo é especialmente útil para conexões em que dois cabos precisam ser conectados a partir do mesmo ponto, como na ligação de dois cabos em um mesmo disjuntor ou em uma derivação para uma tomada dupla.
Alicates universais x alicates de crimpar
Quando se trata de crimpar terminais ilhós, é importante evitar o uso da parte de corte dos alicates universais, pois isso pode danificar o terminal. Embora alguns fabricantes ofereçam alicates universais com uma parte específica para crimpagem de terminais, esses alicates não garantem a compressão ideal para terminais tubulares.
A melhor maneira de crimpar terminais ilhós é utilizar alicates especialmente projetados para essa finalidade. Algumas opções recomendadas incluem:
E aí, gostou do nosso artigo? Fique ligado(a), pois em breve estaremos de volta com mais conteúdo de qualidade para você, amigo(a) eletricista!