No artigo deste mês, vamos conversar sobre como prensar terminais de compressão, com alicate hidráulico. Para tanto, utilizamos este excelente vídeo apresentado pelo engenheiro eletricista André Mafra que você pode assistir logo abaixo:
Alicate hidráulico CR51-C
Quando falamos sobre compressão de terminais e luvas tubulares, a melhor maneira de executar um trabalho bem-feito é usando ferramentas adequadas, não é mesmo? Como consequências, podemos destacar que por falta de uma compressão, pode acontecer um aquecimento no ponto de conexão, possíveis falhas em caso de rompimento e principalmente, insegurança na instalação elétrica.
O alicate hidráulico CR51-C da Crimper é perfeito para prensar terminais e luvas tubulares de 16mm a 300mm, aplicando uma incrível força de 12 toneladas no terminal. Gostou e quer saber todos os detalhes dessa ferramenta e como adquiri-la? Basta clicar no link abaixo:
Para ilustrar o nosso artigo, vamos utilizar um cabo e um terminal, ambos de 150mm. É importante sempre usar luvas e óculos de segurança quando for executar este tipo de trabalho, ok?
Esse alicate conta com uma válvula de acionamento, sendo ela quem determina o seu funcionamento correto. Ela é formada por dois sentidos: on e off. Gire no sentido horário para ligar (on) e gire no sentido anti-horário para colocá-la em seu estado inicial de repouso (off).
Prensando um terminal com o CR51-C
Com o alicate devidamente deitado em sua mesa de trabalho, com o cabo e o terminal do lado, precisamos escolher a matriz exata de 150mm. Para colocar a matriz no alicate, encaixe primeiro a matriz superior em uma de suas guias e depois a matriz inferior.
Depois, colocamos o terminal dentro da matriz, gire a regulagem no sentido ON e aperte o alicate consecutivamente até as partes da matriz se encaixar. Pronto agora é só desativar a regulagem e o alicate irá liberar a conexão.
Vale ressaltar que a parte capada do cabo tem que ser suficiente e é preciso se atentar à janela de inspeção (aquele furinho do terminal que nos ajuda a checar se o cabo foi bem encaixado).
Mantenha o alicate hidráulico CR51-C deitado, vire-o na posição exata para encaixar o cabo em sua matriz, e ative a válvula de acionamento girando-a no sentido horário. A própria ferramenta auxiliará durante a execução do trabalho. Ao chegar ao final da compressão, o alicate dá um “suspiro”, aliviando a pressão no manete. Além disso, é possível observar pelo enquadramento da matriz: se a superior e a inferior se juntaram, é porque a compressão foi executada com sucesso. Para liberar o cabo, gire a válvula de acionamento no sentindo anti-horário.
Com o trabalho finalizado, tire primeiro a matriz superior do alicate hidráulico, seguido da matriz inferior. Para conservar o CR51-C, recomendamos sempre armazená-la em sua maleta própria, ok??
E é isso, caros amigos(as). Esperamos que o nosso artigo tenha sido útil. Até a próxima!